quinta-feira, 16 de junho de 2016

BIOLOGIA: VISÃO GERAL E ORIGEM DA VIDA



      1. O que é Biologia



A palavra Biologia deriva de outras bio, que significa vida, e logos que significa estudo. Assim Biologia significa “estudo da vida”
A Biologia é uma ciência muito ampla, que se preocupa com o estudo de todos os seres vivos e procura compreender os mecanismos que gerem a vida.

O estudo dessa ciência pode ser feito em vários níveis de organização, desde as moléculas que formam o corpo dos organismos – até o das relações entre os seres vivos e o mundo não vivo, como será tratado a seguir.

          A Biologia também procura explicar o aparecimento das primeiras formas vivas na Terra e como ocorreram ao longo do tempo as transformações que deram origem às formas existentes hoje no nosso planeta.
            Preocupa-se, portanto com a origem e a evolução dos seres vivos. É importante observar que a evolução é um processo que continua a ocorrer nos dias de hoje.
           Uma das áreas de Biologia, a Sistemática, preocupa-se justamente em compreender as relações evolutivas dos seres vivos, agrupando os que apresentam uma história evolutiva em comum.
            Também é alvo de estudos da Biologia a evolução do ser humano. Quando a espécie humana surgiu na Terra, suas atividades tinham pouco impacto no meio ambiente, mas a medida que foi evoluindo passou a interferir cada vez mais no meio.
           A evolução da espécie humana veio acompanhada de complexa evolução cultural e tecnologia, o que não aconteceu com outras espécies de seres vivos.
            Nenhuma outra espécie evoluiu de modo que produzisse conhecimentos.
        Somente o ser humano é capaz de desenvolver, por exemplo, técnicas de melhoramento genético de espécies de interesse comercial que visam à melhoria do cultivo e o aproveitamento de animais e plantas.
            O ser humano já interferiu e continua a interferir profundamente na natureza.
            Infelizmente, essa interferência tem trazido impactos ambientais cada vez mais preocupantes.
          A explosão populacional, associada ao aumento do consumo e ao mau uso de recursos naturais, tem transformado perigosamente o nosso planeta.
Produtos químicos lançados de modo indiscriminado no meio tem contaminado o solo, a agua, o ar, prejudicando a delicada inter-relação que existe entre todos os seres vivos. Como resultado estamos enfrentando muitos problemas ambientais críticos.
O conhecimento dos princípios biológicos pode ser a chave para a sobrevivência da espécie humana e, obviamente da vida na Terra.
O entendimento dos princípios biológicos pode nos ajudar a lidar de modo mais inteligente com uma grande quantidade de temas relacionados com o nosso bem-estar.
Podemos, por exemplo, cuidar de nossa saúde adquirindo noções de nutrição e de higiene, desenvolvendo hábitos saudáveis, como o de não fumar e o de não usar drogas; podemos entender o problema do lixo urbano e contribuir para a sua solução, etc.
Esses são alguns dos pontos que exemplificam a importância da Biologia em nosso dia a dia.
O estudo da Biologia irá também nos mostrar a enorme divisibilidade de formas vivas que existe no nosso planeta e fazer com que venhamos a respeitar todas elas e a nós mesmos.

AS ÁREAS DE ESTUDO DA BIOLOGIA

Vamos resumidamente mencionar aqui algumas das principais subdivisões da Biologia e seus objetos de estudo:

Anatomia: estuda a estrutura e a forma dos tecidos, órgãos e sistemas.
Botânica: estuda as plantas.
Citologia: estuda a célula, tanto sob o ponto de vista estrutural (morfológico ou anatômico) quanto sob o funcional (fisiológico). A Citologia envolve muitos aspectos da Biologia Molecular e de Bioquímica.
Ecologia: estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.
Embriologia: estuda a formação e o desenvolvimento dos organismos.
Evolução: estuda os possíveis mecanismos pelos quais os seres vivos sofreram e ainda sofrem modificações, dando origem a espécies novas.
Fisiologia: estuda o funcionamento dos órgãos e sistemas.
Genética: estuda a natureza química do material hereditário, os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações e os modos de ação desse material.
Histologia. Estuda os tecidos sob os pontos de vista estrutural e fisiológico.
Micologia: estuda os fungos.
Microbiologia: estuda os microrganismos.
Paleontologia: estuda os fósseis que são registros da presença de seres vivos em épocas remotas da Terra, eles possibilitam a reconstrução da história da vida no Planeta.
Prostitologia: estuda os protistas.
Taxonomia e sistemática: estudam as prováveis relações de parentesco entre os seres vivos, classificando os em grupos de acordo com suas  semelhanças.
Zoologia: estuda os animais

Fonte do texto: Biologia. Volume único. LOPES, Sônia, SERGIO Rosso. 1 ed. São Paulo. São Paulo: Saraiva, 2005.

Irma Storti

Nenhum comentário:

Postar um comentário